segunda-feira, 7 de julho de 2014

Café beirão-Mucuna Pruriens

Eu recebi algumas sementes de um café parecido com feijão preto, mas de tamanho aumentativo e resolvi plantar para ver o resultado. Ele cresceu e subiu na cerca e tomou conta do quintal em um amaranhado de cipós entrelaçando uns aos outros Os cachos pequenos começaram a tomar forma de cachos de trigo ou arroz e cresceram e floriram e em seguida apareceram as vagens do tal café.
As sementes vieram da Bahia para São Paulo e plantei num ambiente úmido com temperatura media de 25º e o resultado foi 60 cachos com 1800 grãos aproximadamente em apenas 1 pé.
A pessoa que me trouxe a semente diz ser Café beirão vindo de Portugal diretamente para a Bahia e depois recebi aqui na cidade de S. Paulo. 
Na internet não tem muita informação a respeito deste café beirão, mas se fala que é o café mais fino do mundo e seu sabor é incomparável e no século XIX era usado para curar febre alta nas doenças de malária e cezão
Algumas pessoas negociam os grãos na França para confecção de colar, pulseira e brincos porque o grão é muito duro e não se desintegra com o tempo e nenhum inseto consegue furá-lo devido a sua resistência.
A germinação foi em 7 dias aproximadamente e em 30 dias já estava aparecendo os cipós e em 2 meses tomou conta do alambrado. Do nascimento até as sementes secarem durou 5 meses.
O café tem que ser ferventado in natura para remoção da casca que é amarga e depois poderá ser torrado até o ponto de levá-lo à moagem. Fala se também que a casca foi utilizado para cura de algum tipo de câncer, mas não sabe exatamente qual.

Após longas pesquisas eu descobri que não se tratava apenas de uma semente comum, mas sim de uma planta com vários nomes e com benefícios diferenciados:
Nome científico: MUCUNA PRURIENS
Conhecida no Brasil como Café cricri muito difundido naBahia
Café Mucuna
Café da Flórida
Café Berão
Feijão cabeludo
Feijão do gado
Feijão macaco
Feijão maluco
Feijão veludo
Mucuna preta

Sua utilização: Como café, deve ser torrado e depois moído e ele se dissolve na água quente como NESCAFÉ. Alguns torram sem casca porque dizem que amarga um pouco o sabor e outros torram com casca, removendo-a em água quente.

Como feijão ele não é muito digestivo, por isso ele é excluído da culinária, ainda.

Na agricultura é usado como adubagem verde. É plantado em terras arenosas e sem minerais para fixação do Nitrogênio na terra. Ele é totalmente cortado no período de floração, porque o Nitrogênio recebido pela planta já está fixado no solo.
Caso deixe florar, transformando nas vagens de café ou feijão como queiram dizer, todo o nitrogênio da terra volta para a formação dos grãos. 

Pesquisadores de uma universidade no estado do paraná separaram substancias da Mucuna Pruriens e a utilizam no tratamento do mal de Parkinson e conseguiram reduzir em 40% a doença.







 





grão do café beirão

cachos se formandoflorandocachos secando

32 comentários:

  1. Abstrato
    Mucuna pruriens var. utilis , uma leguminosa tropical subutilizados tem uma qualidade nutricional comparável à de soja e outras leguminosas convencionais, já que contém proporções semelhantes de proteína, lipídios, minerais e outros nutrientes. Os grãos têm sido tradicionalmente utilizados como alimento em vários países, viz., Índia, Filipinas, Nigéria, Gana, Brasil e Malawi. Recentemente, a mucuna são exploradas como uma fonte de proteína na dieta de peixes, aves, suínos e gado depois de submetidos a métodos de processamento adequados. Embora os grãos de veludo conter elevados níveis de proteína e hidrato de carbono, a sua utilização é limitada devido à presença de um número de compostos antinutricionais / antifisiológicos, fenólicos, taninos, L-Dopa, lectinas, inibidores de proteases, etc, o que pode reduzir o nutriente utilização. Infelizmente, apesar de muitos pesquisadores de todo o mundo trabalhando em Mucuna , apenas a informação escassa e conflitante estão disponíveis a respeito de sua utilização como um alimento / ração e nenhuma coleta científica até à data tem-se centrado sobre as aplicações de alimentos / alimentação de Mucuna . Assim, a presente revisão tem sido enfatizado o potencial nutricional desta, leguminosa não convencional subutilizado e estado atual de sua utilização como alimento / ração para ambos os seres humanos e animais em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Doença de Parkinson;M.pruriens ;peroxidação lipídica;dano açúcar desoxirribose;quelante de ferro
    Abstrato
    A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa em que nenhum tratamento terapêutico neurorestorative está actualmente disponível. O stress oxidativo desempenha um papel importante na patofisiologia da doença de Parkinson. O antigo sistema médico indiano, Ayurveda, tradicionalmente usa M.pruriens para tratar a doença de Parkinson. Nos nossos estudos anteriores, M.pruriens tem sido demonstrado que possuem antiparkinsoniano e efeitos neuroprotectores em modelos animais da doença de Parkinson. A atividade antioxidante de Mucuna pruriens foi demonstrada pela sua capacidade de varrer os radicais DPPH, ABTS radicais e espécies reativas de oxigênio. Mucuna pruriens inibiu significativamente a oxidação de lipídios e açúcar desoxirribose. Mucuna pruriens ferro atividade quelante bivalente expostos e não mostrou qualquer genotóxico / mutagênico efeito sobre o DNA do plasmídeo. Estes resultados sugerem que o efeito neuroprotector e neurorestorative de M.pruriens pode estar relacionada com a sua actividade antioxidante independente do efeito sintomático. Além disso, a droga parece ser terapeuticamente segura no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. Copyright © 2007 John Wiley & Sons, Ltd.
    Artigo publicado on-line: 7 DEC 2007

    ResponderExcluir
  3. BLEND ( mistura ) DE CAFÉ COM MUCUNA PRETA: ANALISE SENSORIAL POR
    NÃO ESPECIALISTAS.
    Nayara Lia de Lima Aragão1
    , Mario Eduardo R.M. Cavalcanti Mata2
    , Maria Elita Duarte Braga2 RESUMO No Brasil é hábito o consumo de café após as refeições e também no intervalo dessas refeições, no entanto, devido ao baixo poder aquisitivo da população mais carente no Brasil, observa-se que essa população tem como forma alternativa torrar os produtos que dêem bebidas similares ao café. Isto tem ocorrido com grão de algaroba, mangirioba, guandu e mucuna preta. A escolha da mucuna preta para compor o blend se deve ao fato dessa leguminosa ser de baixo custo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo estudar por meio de análise sensorial os blends de café com mucuna preta torrada na coloração mais clara e torrada na coloração mais escura, nas proporções de 10, 15 e 20%. Na analise sensorial dos blends de café com mucuna preta foram utilizados 30 painelistas não treinados subdivididos em duas classes sociais. Os resultados obtidos permitem concluir que dos blends estudados o que mais se aproxima do gosto da bebida café tradicional, segundo os provadores não treinados de baixa renda e de renda média, é o blend de café com 10% de mucuna preta torrada de coloração mais escura.
    Leia a matéria inteira no site abaixo e veja que Mucuna preta também tem sabor de café e é bem aceita em duas diferentes classes sociais. Mucuna pruriens ( mucuna preta ) deve ser torrada sem o pericarpo ( casca )

    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA CAMPINA GRANDE PB MESTRADO

    http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev52/Art522.pdf

    ResponderExcluir
  4. Como faço mucuna pruriens em pó, para aliviar sintomas doença de Parkinson?
    Tenho que ferventar as sementes e retirar a casca ou torro após lavar?

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro Paulo.
    Eu sugiro que você leia artigos relacionados às dosagens. consulte este site que terá mais informações.
    http://www.renatadias.com.br/mucuna-pruriens.html
    abraço

    ResponderExcluir
  6. e ai posso descasca o cafe beirao e torralo e tomar sem outra mistura?

    ResponderExcluir
  7. Posso utilizar o café beirao como chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá pode ser tomado para derrame facial e outros,para paresia e contra enxaqueca é maravilhoso.

      Excluir
  8. tenho o cafe beirâo na roça e uso como cafe apos torrar passo no cuador com a agua fervendo faz be a saude e gosto do sabor e uso com leite em pò

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor poderia me vender um pouco da semente? Minha mãe sofre de Parkinson e estou procurando esse remédio faz tempo.
      Obrigada
      salmakartabil@gmail.com

      Excluir
    2. Vc encontra em lojas fé produtos naturais!

      Excluir
  9. É que ele serve pra prevenir o diabetes?

    ResponderExcluir
  10. Eu não faço ideia de o de veio a semente, mas nasceu em um vasinho do meu quintal w deixei achando que era fava. Depois deu um lindo cacho de flor roxa e em seguida favas aveludadas. Procurando informações a respeito encontrei teu blog. Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma felizarda! Ganhou um presente de Deus! Cuide com amor........

      Excluir
  11. São informações como estas que os laboratórios piram, por isso está planta não tem incentivo de seu cultivo, dai viramos escravos da induatria farmaceitica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pensam na parte financeira !A cura para eles significa prejuizo.

      Excluir
  12. Olá tenho um pouco dessas sementes e não sabia como usar. Pensei em usar como salada, alguém já fez dessa maneira?

    ResponderExcluir
  13. O meu cunhado sofreu um AVC a um ano e meio atraz e toma na agua esse café pra ajudar a prevenir outro AVC e está satisfeito com os resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo para os nervos e no trancamento de derrames,enxaqueca etc...

      Excluir
  14. Olá, minha mãe sofre de Parkinson e gostaria de adquirir esse grão, pois alivia bastante os sintomas.
    Alguém por favor tem para vender?
    Obrigada
    Salma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho para vender se alguém quiser eu só mim procurar

      Excluir
    2. Vc encontra em lojas de produtos naturais ou em raizeiros em feiras livres!

      Excluir
  15. Eu tenho interesse, vc envia pelos correios? Segue meu zap para contato...(77) 99137-5176 Katia

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Em farmácia naturalistas e em raizeiros nas feiras livres!

      Excluir
  17. Gostaria de comprar pra minha mãe

    ResponderExcluir
  18. tenho muito desse feijão e quero vender um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doe um pouco em asilos pra que deem os idosos em forma de chá!

      Excluir
  19. Gostaria de saber se posso passar no triturador ou tem algum prossesso antes pra tirar algo alguma toxina e a mucunã olho de boi serve do mesmo jeito, pois tenho os dois tipos... Obs aqui ė como praga agente cortava pois não sabia. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. boa tarde pretendo ser um distribuidor de cafe beirao pois tenho um pequeno plantio do mesmo como fazer

    ResponderExcluir